
LIVRO: Um caminho para a Mata Atlântica
por Ernesto Viveiros de Castro e Juliana Colussi
“Um caminho para a Mata Atlântica”, de Ernesto Viveiros de Castro e Juliana Colussi, é uma viagem pelas paisagens e histórias da primeira mega trilha brasileira
O Caminho da Mata Atlântica, a trilha de mais de 4 mil km que foi indicada pelo New York Times como um dos 52 lugares mais incríveis para visitar no mundo na lista de 2020, ganhou seu primeiro livro. ‘Um Caminho para a Mata Atlântica’ (Ed. Bambalaio, R$100) apresenta a inspiração, a ideia e um pouco da história da trilha que vai do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro e cruza as mais belas paisagens da Serra do Mar e da Serra Geral. Além de passar por lugares de tirar o fôlego e reconectar a sociedade com ambientes naturais, a trilha busca conectar diferentes atores nessa caminhada: caminhantes, negócios e comunidades locais. Através da divulgação de roteiros para públicos diversos, ajuda a fortalecer a economia local. O livro passeia por ilhas, florestas, montanhas, praias e cavernas, mostrando toda a diversidade de ambientes do caminho. São mais de 100 parques e reservas, terras indígenas, cidades históricas, comunidades tradicionais e outros atrativos.
Com texto e fotografias do biólogo Ernesto Viveiros de Castro e fotografias e projeto gráfico da designer Juliana Colussi, o leitor é conduzido a uma jornada pelo Caminho da Mata Atlântica, suas áreas protegidas, seus ambientes e espécies, com acontecimentos históricos e “causos” narrados por personagens marcantes ao longo do trajeto. “A ideia é mostrar a importância ambiental e histórica da Mata Atlântica de uma forma leve, como uma conversa durante uma caminhada”, diz o autor Ernesto Viveiros de Castro, que já percorreu mais de 600 km do trajeto.
A obra, que sai pela Editora Bambalaio através da Lei Federal de Incentivo à Cultura com Patrocínio de Furnas Eletrobras, tem 320 páginas de muita informação, histórias, mapas e fotografias das belas paisagens e espécies vistas ao longo da trilha. “Queremos apresentar o projeto, instigar a imaginação do leitor, incentivar o contato com ambientes naturais e inspirar muitas caminhadas”, diz a autora Juliana Colussi.
O livro está à venda nas melhores livrarias e no site caminhodamataatlantica.org.br
Instagram: @caminhodamataatlantica
Os autores
Juliana Colussi é designer e fotógrafa, pós-graduada em Design Editorial pelo Istituto Europeu di Design – IED Rio. Atua há 17 anos em projetos com foco na área de pesquisa e socioambiental. Participa desde 2015 do Caminho da Mata Atlântica, desenvolvendo identidade visual, sinalização e diversos tipos de materiais de divulgação. É coordenadora de comunicação do projeto desde 2020. Em 2021 publicou o livro Um caminho para a Mata Atlântica (Ed. Bambalaio) como co-autora da obra, além de responsável pelo conceito da publicação e desenvolvimento gráfico. É designer da ONG Refauna desde 2019 e atual Coordenadora de Comunicação. Criou a identidade visual do projeto e diversos materiais de divulgação. Atuou durante 15 anos como designer no Serviço Geológico do Brasil – CPRM, produzindo diversas peças gráficas e publicações técnicas e científicas. Entre 2012 e 2018 foi designer voluntária do Parque Nacional da Tijuca, produzindo materiais gráficos para eventos, papelaria institucional e elementos de sinalização. Atua como freelancer projetando livros, relatórios, cartilhas, folders, logotipos, identidade visual e diversas peças gráficas de projetos para instituições como Fundação Boticário, WWF-Brasil, Instituto Manacá, IIS, Inea e a iniciativa Fossil Fuel Non Proliferation Treaty. Apaixonada pela conservação e áreas naturais, já percorreu 28 Parques Nacionais brasileiros e diversas outras áreas protegidas em expedições fotográficas.
Ernesto Viveiros de Castro é biólogo com mestrado em Ecologia pela UFRJ e doutorado pela Universidade da Flórida, onde estudou a contribuição de megatrilhas para a conservação da natureza.
É analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com experiência de 22 anos na gestão de parques nacionais, tendo atuado como chefe dos parques nacionais da Serra dos Órgãos (2004-2011 e 2023-presente) e da Tijuca (2012-2018) e como coordenador geral de uso público (2011-2012). Também é membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (WCPA-IUCN), do Grupo de Especialistas em Turismo da IUCN (TAPAS-IUCN) e do Grupo de Conservação e Trilhas da Rede Mundial de Trilhas (WTN).
Idealizador do Caminho da Mata Atlântica, é um aficionado pelos parques e pelas paisagens naturais desde a juventude. Já visitou e fotografou mais de 200 parques nacionais em 34 países, além de centenas de outras trilhas e áreas protegidas.
FORMATO
“Um Caminho para a Mata Atlântica”
Autores: Ernesto Viveiros de Castro e Juliana Colussi
Editora: Bambalaio
Páginas: 320
Preço: ESGOTADO
Mais informações: http://caminhodamataatlantica.org.br
Assessoria de imprensa
Contato
caminhodamataatlantica@gmail.com