Quem somos

ENERGIA CRIATIVA
Nosso negócio é contar histórias, não importa a plataforma

CONTEÚDO É A CHAVE
Queremos contar boas histórias que inspirem e que transformem
a vida das pessoas para ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.
E isso tem tudo a ver com o seu negócio.

STORYTELLING
Sim, somos contadores de histórias.
Criamos conteúdos relevantes com pensamento estratégico
para alcançar e emocionar o target certo.
Nossa meta é entregar trabalhos eficientes e projetos únicos
que se tornem casos de sucesso para nossos clientes
e nos ajudem a transformar o mundo para a melhor.
E tudo isso com propósitos que visam sempre um objetivo específico.

HISTÓRICO

A Bambalaio é uma produtora audiovisual e editora que atua desde 2010 como produtora audiovisual especializada em documentários, agência de conteúdo estratégico transmídia clientes, cria e produz projetos culturais. Dentre os principais projetos realizados, o longa “Da cama ao cume”(em fase de produção), os documentários “Whiteout” (Licenciado Canal OFF) e premiado em 3 festivais internacionais, “Trilha Transcarioca”, em co-produção com a Urca Filmes e Conservação Internacional, e os livros “Abrolhos – Terra e Mar” (indicado ao prêmio Jabuti de Literatura 2017), “Expedição Miramundos Estrada Real” e o guia “Trilha Transcarioca”. Produziu curta-docs para a revista Piauí sob supervisão dos documentaristas João Moreira Salles e Renato Terra. Como agência de conteúdo estratégico, atendeu clientes como TIME BRASIL, COPPEAD-UFRJ, Conservação Internacional – Brasil, MJV, Google, SOS Mata Atlântica, entre outros, além de desenvolver diversos projetos culturais autorais. Pelo projeto “Pesca+Sustentável”, que contou com campanha online da Bambalaio , a CI-Brasil foi vencedora do prêmio Google Social Impact Awards.

foto-rafaeld2QUEM FAZ A BAMBALAIO?
Nossa rede começou a ser construída em 2010 e forma um balaio de profissionais talentosos das mais diversas áreas. Aqui os jobs são desenvolvidos para ficar com a cara de seus respectivos targets, não de quem faz. Por isso cada empreitada conta com os times ideais para cada missão.

Quem toca esse barco é o Rafael Duarte. Documentarista, jornalista e fotógrafo premiado no cinema e na fotografia, Rafael Duarte é mestre em “Cinema e Audiovisual” pela Université Paris 1 Pantheón-Sorbonne, na França e dirigiu os documentários “Whiteout” (Urca Filmes / Bambalaio Filmes – 2015) – licenciado para o Canal OFF e premiado em três dos 12 festivais que participou-, “Trilha Transcarioca” (2017), “SOS UERJ”(2018), “Filhos do som” (Bambalaio/Do Rio Filmes – 2018) e “A montanha do mar”(Bambalaio – 2018). É também autor dos livros “Abrolhos – Terra e Mar (Bambalaio/2016) – indicado ao Prêmio Jabuti de Literatura 2017 -, “Expedição Miramundos Estrada Real” (Bambalaio/2013) e do guia “Trilha Transcarioca” (Bambalaio/2017).

Dirigiu e produziu uma série de curta-docs para a Revista Piauí sob supervisão dos documentaristas João Moreira Salles e Renato Terra e produziu e dirigiu as primeiras webséries do jornal O Globo em 2012. É fundador da equipe de expedições “Miramundos” e editor responsável pelo canal de mesmo nome no site do jornal O Globo e portal Extremos.

Possui vasta experiência em coberturas jornalísticas e fotográficas, direção e produção audiovisual, além do desenvolvimento de projetos culturais. Como fotógrafo, foi publicado por veículos internacionais como VICE (USA e México), Go Outside e Digital Photographer, expôs em galerias do Brasil, França, Espanha e Inglaterra – onde foi selecionado pelo Sony World Photo Awards para participar do World Photo London 2012. Em 2009 foi eleito um dos melhores fotógrafos do Caminho de Santiago.

Atua hoje como Diretor Criativo na Bambalaio, produtora audiovisual fundada por ele em 2010. Promove workshops de fotografia e dá palestras de storytelling, comunicação transmídia e de fotografia. Também é pós-graduado em “Comunicação com o Mercado” (ESPM), fez MBA em “Marketing” pela FGV e concluiu o Ensino Médio na Califórnia (EUA).