O refúgio | The Refuge

Direção: Rafael Duarte

Montagem: Jordana Berg
Direção de fotografia: Marcos Salamonde

Logline:

Uma comunidade quilombola do coração da Amazônia mantém a sua floresta em pé como forma de resistência para proteger sua identidade, cultura e ancestralidade.

Sinopse

O documentário revela como a maior comunidade quilombola titulada do Brasil, Cachoeira Porteira — situada no coração da Amazônia paraense — percebe sua relação com o passado, vive seu presente e projeta seu futuro, retratando sua luta contínua para preservar sua identidade. Mostra também as ações do povo para manter a floresta de seu território em pé como forma de resistência, protegendo sua cultura e ancestralidade. Ao longo da narrativa, evidencia a profunda conexão dessa comunidade com a floresta após mais de 400 anos de resistência, enfrentando ameaças como a exploração madeireira, a mineração e o garimpo.

 

Visão criativa:

Nossa câmera entra na casa dos comunitários de Cachoeira Porteira que refletem, em seus universos, sobre suas visões de mundo, hábitos e costumes. A fotografia, sensível, destaca detalhes e elementos estéticos icônicos do local. Imagens aéreas destacam a grandiosidade da floresta amazônica, do rio Trombetas e da sua emblemática cachoeira: a “porteira” para a liberdade dos escravos que chegaram até lá.

O roteiro do filme foi elaborado de forma colaborativa com a comunidade e contou também, conta, desde o início de sua pré-produção, com a supervisão de roteiro de uma antropóloga quilombola da comunidade de Cachoeira Porteira e com o apoio de produção de sua associação comunitária.

A obra retrata traz os três universos: passado, presente e futuro. Aos anciões, que refletem sobre o passado, destacam questões históricas que envolvem a ancestralidade, cultura e costumes do povo quilombola, sua relação com a natureza e com seus “parentes” indígenas de aldeias vizinhas.

Para as questões da atualidade, de resistência e da importância da titulação de suas terras, lideranças comunitárias contam sua história de resiliência e comentam sobre os desafios que encontram para preservar sua identidade e os recursos naturais de seu território.

E para trazer uma visão de futuro, jovens da comunidade trazem à tona anseios atuais e refletem sobre o desejo de preservar tradições da comunidade e empreender de forma sustentável, ao mesmo tempo que querem criar um futuro com melhor qualidade de vida, em especial com mudanças da área da saúde e educação.

 

/// ENGLISH ////

 

Logline

In the heart of the Amazon, Brazil’s largest quilombola community fights to protect its sacred forest and ancestral identity, forging a future rooted in 400 years of resistance and connection to the land.

Synopsis

The documentary explores how Cachoeira Porteira — the largest officially recognized quilombola community in Brazil, located in the heart of the Amazon in Pará — understands its relationship with the past, lives its present, and envisions its future, portraying its ongoing struggle to preserve its identity. It also highlights the community’s efforts to keep the forest standing as a form of resistance, safeguarding its culture and ancestry. Throughout the narrative, the film reveals the profound connection between this people and the forest, forged over more than 400 years of resilience in the face of threats such as illegal logging, mining, and gold prospecting.

 

FORMATO

Em breve

News

Em breve

000